Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera foi inaugurado em 1954 e projetado por importantes arquitetos, um deles foi Oscar Niemeyer e o paisagista foi Augusto Teixeira Mendes. O Parque do Ibirapuera é considerado um dos mais importantes da cidade de São Paulo e também uma dos mais visitados da capital.

A ideia inicial do parque foi do então prefeito da cidade José Pires do Rio, que pretendia criar um parque como o Central Park de Nova Yorque, mas a ideia inicial não foi possível, pois a área escolhida precisava de uma revitalização antes. Um funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, o “Manequinho” Lopes que era apaixonado por plantas resolveu plantar eucaliptos na região, o que fez com que o terreno melhora-se.

Apenas em 1951 o governador Lucas Nogueira deu inicio a construção do parque e fez com que ele fosse o centro das comemorações do IV Centenário da cidade. Mas a festa não foi possível, pois o parque só ficou pronto em agosto e então foi inaugurada com uma feira de 13 estados e 19 países e mais de 640 estandes, um deles é uma replica do palácio Katsura, que está até hoje no Pavilhão Japonês.

O Parque do Ibirapuera conta com vários tipos de arvores, quase 500 tipos diferentes e cerca de 16 estão ameaçadas de extinção. O parque ainda possui um programa de revitalização urbana, que recebe e distribui mudas de árvores para melhoria da cidade.

O Que Fazer no Parque do Ibirapuera?

Existem muitas coisas para se fazer dentro do parque além de um piquenique em baixos das varias arvores, tem pista de caminhada, pista para andar de bike e lugar para alugar bike, lugar para andar de patins, patinete e skate. Várias lanchonetes, bebedouros e banheiros.

– Bienal Internacional de Artes de São Paulo: Dentro do Pavilhão de artes Ciccillio Matarazzo. É uma exposição que acontece de dois em dois anos na cidade, é responsável por uma exposição de arte que apresenta obras de artistas internacionais desconhecidos. Ainda é considerado um dos principais eventos internacionais de artes.

– Museu Afro Brasil: recebe varias exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca, tem ainda a exposição afro Brasil. O museu possui um acervo de aproximadamente 6 mil obras, entre pinturas, gravuras, fotografias, documentos e objetos de diversas facetas do universo cultural africano e afro-brasileiro, abordando vários temas da época da escravidão e registra a influencia e a trajetória histórica africana na cultura brasileira.

Oca do Parque do Ibirapuera por fora

Oca do Parque do Ibirapuera por fora

– OCA do Parque do Ibirapuera: Abriga uma exposição das grandes invenções humanas, antigamente foi o Museu da Aeronáutica e o Museu do Folclore. Possui também um auditório no subsolo e recebe vários eventos importantes.

-Palácio dos Estados ou Pavilhão Eng. Armando Arruma Pereira: Também recebe varias exposições temporárias e eventos. É a antiga sede da PRODAM uma empresa de tecnologia da informação e comunicação de São Paulo.

-Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo: O MAC também apresenta varias exposições, como pinturas e exposições do acervo do MAC e uma vista panorâmica. Todas as exposições do MAC são gratuitas.

Museu de Arte Moderna do Ibirapuera

Museu de Arte Moderna do Ibirapuera

-Museu de Arte Moderna do Ibirapuera é também onde está a grande Marquise. O MAM é uma das mais importantes instituições culturais de São Paulo. Possui mais de 4 mil obras contemporâneas entre pinturas, esculturas, fotografias e vídeos. Hoje possui obras de Candido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros.

– Ginásio de Esportes e Velódromo do Parque do Ibirapuera: Possui um conjunto de piscinas, um ginásio poliesportivo e um estádio de atletismo.

-Obelisco do Ibirapuera : Possui 72 metros de altura, é um mausoléu aos heróis da revolução constitucionalista de 1932. É um monumento tombado pelo pelos conselhos estaduais e municipais de preservação do patrimônio histórico.

– Monumento as bandeiras: é localizada na entrada do parque, tem 50 metros de comprimento e 16 de altura, foi inaugurada junto ao parque. Representa os bandeirantes, com suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país.

– Viveiro Manequinho Lopes: Possui uma escola de jardinagem e tem como principal objetivo a produção e o fornecimento de mudas de plantas, arvores destinadas para o plantio em lugares públicos.

-Planetário do Ibirapuera: O planetário do Ibirapuera é um lugar onde ocorrem apresentações teatrais sobre a astronomia e simula o céu a noite de acordo com o local da observação e o horário.

– Escola Municipal de Astrofísica: A escola de astrofísica ministra cursos de vários níveis, de introdutórios a avançados.  Os cursos ministrados na escola são gratuitos.

-Auditório Ibirapuera: O auditório foi projetado para apresentações de espetáculos musicais. Em 2008 o Grammy Latino brasileiro foi apresentado lá.

– Monumento a Pedro Álvares Cabral: O monumento é o corpo de Pedro Álvares Cabral esculpido em escultura de bronze exposto no Parque do Ibirapuera.

Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera por fora

Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera por fora

– Pavilhão Japonês: o Pavilhão Japonês existe desde a construção do parque, é uma construção inspirada no palácio Katsura e foi entregue pela colônia japonesa na inauguração do parque. É o lugar mais calmo do parque, é um lugar repleto de arvores e plantas ornamentais, todas identificadas com seu nome cientifico e seu pais de origem. E ainda dentro do pavilhão existe uma exposição de cerâmicas, trajes de guerreiros e outros objetos típicos da cultura japonesa.

– Conjunto de Lagos: O conjunto de Lagos tem patos e gansos nadando, antigamente existiam passeios de pedalinhos e de barco. A qualidade da água dos lagos é garantida por uma estação de flotação, instalada em 1999. O principal lago do conjunto é que tem a fonte que funcionam todos os dias do ano. O espetáculo com luzes e som acontece de segunda a sexta-feira de 12h00 às 14h00 e 20h00 às 22h00. Nos sábado e domingo, de 20h30 às 21h30.

Essas são as construções que existem dentro do Parque do Ibirapuera, por essas e outras muitas qualidades do parque que ele é muito visitado e um dos mais importantes da cidade de São Paulo.

Portões e Horários de Funcionamento do Parque do Ibirapuera:

O parque possui 10 portões e tem seus horários de entrada e estacionamento diferenciados.

Horário dos Portões:

– Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h00 as 24h00.

– Portões: 04, 06 e 09, das 05h00 as 22h00.

– Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 as 20h00.

– Portão: 07A, das 07h00 as 17h00.

*Aos sábados o Ibirapuera é aberto 24hrs, os portões 02 e 10 que possuem o acesso ao parque, mas a entrada é feita a pé, não possui estacionamento.

Estacionamento de veículos no parque de Ibirapuera:

– Avenida Pedro Álvares Cabral – Portão: 03 (livre mediante uso cartão zona azul), 07 e 10 (apenas a veículos credenciados).

– Avenida República do Líbano – Portão 07 (livre mediante uso cartão zona azul).

* Portões de acesso a veículos fecham às 22h00, todos os veículos no interior do Parque devem sair até meia-noite, exceto veículos credenciados.

Avenidas de acesso para pedestres:

– Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A.

– Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.

– Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.

*Portões de acesso a pedestres fecham às 22h, exceto os Portões 02 e 10 com livre acesso 24h.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Portão 10) – Vila Mariana – São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: diariamente das 5h às 0h.

O parque ainda possui um site para sua conservação e conscientização, AQUI!

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos! 😉

Categorias: Lazer, Pontos Turísticos

Sobre o Autor

Rodolfo Rodrigues

Empreendedor, apaixonado pela vida e por São Paulo. profissional de Marketing Digital, Mídias Sociais e Marketing Multinível na Empresa i9life. Estudante de Administração de Empresas.

Poste um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*