O Museu de Zoologia da USP

O Museu de Zoologia da USP

O Museu de Zoologia da USP é uma dos maiores museus de animais brasileiros do mundo, está localizado no bairro do Ipiranga em São Paulo e possui uma área de 700m² em que os animais são expostos de acordo com sua classificação: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e alguns invertebrados, como corais, crustáceos e moluscos.

Os animais expostos, foram preparados a mais de 50 anos e estão embalsamados (é uma técnica para preservar o cadáver) ou taxidermizados (que é uma forma de preservação de pelos, pele e tamanho dos animais).

O museu passou por uma reforma de 4 anos e foi reinaugurado em agosto de 2015, agora possui uma linguagem e uma cenografia que atende melhor ao público, há uma laboratório que simula os bastidores do museu para que público possa interagir com o acervo em atividades programadas.  Hoje o museu conta também com uma área com banco de dados para pesquisadores e um centro de formação para animais. E sua exposição agora é em português e inglês.

biodiversidade-museu-da-usp

A exposição principal do museu hoje recebe o nome de Biodiversidade, conhecer para preservar. A exposição mostra a biodiversidade brasileira, onde temos uma das maiores faunas, com muita diversidade que abriga cerca de 20% de todo planeta.

Ao longo de toda nossa história ocorreram diversas transformações e novas ferramentas de pesquisa, o que trouxe o reconhecimento de diversas espécies. Um dos assuntos abordados na exposição é a teoria da evolução, de Charles Darwin, que é explicada por vários painéis. Reconhece a evolução das espécies e apresentando as diferenças na evolução.

Entretanto a nossa biodiversidade hoje está em crise, pois a população é muito grande e isso acaba alterando as paisagens da terra e precisamos garantir que a natureza continue nos dando os recursos necessários para a nossa sobrevivência e a exposição tem uma grande influência e convida a todos a conhecerem um pouco do que ajudaram a construir, para preserva-la.

A exposição:

ponto-turistico-de-sao-paulo-museu-de-zoologia-da-usp

Uma das maiores atrações da exposição, é literalmente grande, são 2 dinossauros, ou melhor o esqueleto deles. São reproduções, um é o Tapuiassauro com 11 metros de comprimento e 7 de altura e Carnotauro, com cerca de 7 metros de comprimento e 3 metros de altura.

A exposição também conta com tigres, tatu bola, borboletas, macacos, tamanduá, peixes, tucano, esquilo, jacaré, cobras, bicho preguiça, gambá, espécies de formigas, espécies de baratas, entre outros. E todos os animais contam com uma placa ao seu lado explicando sobre o seu habitat e sua origem, e se o animal está em extinção, entre outras informações.

O museu é dividido por áreas, conforme você vai passando vai conhecendo a cadeia evolutiva de cada espécie e dá pra entender a mudança de cada animal com o decorrer do tempo e a importância da preservação de cada espécie.

O acervo do museu conta com mais de 800 peças, desde um que tem data de 70 milhões de anos atrás, até os animais de hoje. E apesar de parecer meio estranho ver os animais empalhados, pense que é a sua chance de chegar perto de um urso.

Serviço: Museu de Zoologia da USP
Onde: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo – SP.
Quanto: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia entrada.
Funcionamento: Quarta a Domingo das 10h às 17h (entrada até as 16:30h).
*Para mais informações acesse, aqui.

Categorias: Lazer, Pontos Turísticos

Sobre o Autor

Bruna Souza

Formada em Gastronomia, estudante de Psicologia e apaixonada por São Paulo. Adora viajar, conhecer lugares novos e principalmente descobrir dia a dia mais sobre a cidade de SP.

Poste um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*