Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006 e está localizado no histórico edifício da Estação da Luz, no centro de São Paulo. O objetivo da instituição era criar um museu interativo sobre a língua portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa é dedicado a valorização do nosso idioma e apresentado de uma forma diferenciada dos outros museus, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para apresentação do conteúdo. Alguns dos principais objetivos do museu são: mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura; Valorizar a diversidade da cultura brasileira; Realizar exposições temporárias sobre temas relacionados a língua portuguesa e suas diversas áreas de influencia; e entre outras coisas.

Dentre as instalações do Museu da Língua Portuguesa no 3º Andar tem um auditório onde pode ser assistido um vídeo de 10 minutos sobre o surgimento da língua portuguesa e depois você passa para a grande galeria, onde tem um telão em que são projetados curtas tratando de temas do cotidiano. Na área do “mapa dos falares” existe um mapa com áudios com amostras dos diferentes falares do Brasil.

auditorio-museu-da-lingua-portuguesa

 

Um dos espaços mais divertidos do Museu da Língua Portuguesa e um dos mais lúdicos é o Beco das Palavras, onde você se diverte montando fragmentos de imagens que formam palavras e quando o objetivo é alcançado a mesa de projeção forma uma tela futurista que mostra animação e filme sobre a origem da palavra formada. E na parte da lanterna das influencias ou palavras cruzadas tem alguns totens que mostram as influencias da língua portuguesa.

beco-das-palavras-museu-da-lingua-portuguesa

 

Na praça da língua você encontra arquibancadas e um planetário com palavras que são projetadas no teto e o piso tem efeito luminoso. Na tela são projetados poemas e poesias de grandes autores da literatura e existe também um grande painel que conta a historia da língua portuguesa e sua evolução.

Planetario-com-palavras-museu-da-lingua-portuguesa

 

Ainda no primeiro andar você encontra as exposições temporárias. Nós do blog O Que Fazer em São Paulo recomendamos a visita ao Museu da Língua Portuguesa e depois que você conhecer nos conte como foi sua experiência.

Onde: Museu da Língua Portuguesa – End.: Praça da Luz, s/nº – Centro (próximo à Estação Luz do Metrô e da CPTM).
Valores: Inteira: R$ 6,00 / Meia: R$ 3,00*
* Para estudantes com carteirinha do ano e documento de identidade, aposentados e maiores de 60 anos, mediante comprovação.
Idosos,deficientes físicos, mulheres grávidas e pessoas com crianças de colo têm acesso preferencial à bilheteria e a entrada do museu, com direito a somente dois acompanhantes.

NÃO PAGAM INGRESSO:

– Crianças até 7 anos (mediante a apresentação de documento de identidade).
– Professores da Rede Pública (Municipal, Estadual ou Federal) com apresentação de holerite e RG.
– Pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para um acompanhante).
– Aos sábados, o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

Funcionamento:  de terça a domingo, das 10h às 18h.
Não abre às segundas-feiras.

Bilheteria: das 10h às 17h.

 

Postado Por Bruna Souza

Categorias: Lazer, Pontos Turísticos

Sobre o Autor

Rodolfo Rodrigues

Empreendedor, apaixonado pela vida e por São Paulo. profissional de Marketing Digital, Mídias Sociais e Marketing Multinível na Empresa i9life. Estudante de Administração de Empresas.

Poste um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*